Tuesday, August 13, 2013

Fizeram a gente acreditar...

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não nos contaram que amor não é acionado nem chega com hora marcada.

Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.

Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um", duas pessoas pensando igual, agindo igual, que isso era que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.

Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.

Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.

Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, nem contaram que ninguém vai contar. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz se apaixonar por alguém.

Thursday, August 08, 2013

O que fazer quando se está apaixonado?

Então, o que fazer quando se está apaixonado? Já passei por isso inúmeras vezes, é complicado, eletrizante, estranho, as mãos soam, o coração bate mais rápido, você deixa de pensar no mundo e o seu mundo se torna apenas uma pessoa. Já me peguei, milhares de vezes, escutando músicas românticas, do nada, cantando alto, passando vergonha, porém, sem me envergonhar. É muito bom ir a um lugar bonito e lembrar da pessoa, poder pegar um telefone, ligar para a amada e dizer que você está pensando nela e aquilo só seria perfeito se ela estivesse lá. Aliás, bom mesmo é quando você está com a pessoa ao seu lado, tudo se torna algo encantador, algo revelador, algo único. Enfim, me senti algumas vezes e, garanto, foram as vezes que melhor me senti na vida, independente das vezes que estive solteiro em uma festa badalada com as mulheres mais lindas que se pode imaginar. No outro dia, você percebe o quanto as pessoas são vazias, pelo menos naquele momento, e isso, bem, isso inclui você! Bom mesmo é acordar com a pessoa ao teu lado, abraçá-la, beijá-la, dizer o quanto a ama, o quanto a deseja para o resto da vida. Mas e quando você perde essa pessoa? Ou pior, se esse amor nunca foi correspondido? (Não sei o que é pior: ter e perder ou nunca ter) Bem, passei pelos dois lados, já tive e perdi e também me apaixonei por alguém que nunca tive, nunca consegui descobrir o que é pior, porque os dois levaram a momentos que eu queria sumir do Universo. Qualquer música te leva a pensar na pessoa (Tanto apaixonado, quanto com dor de cotovelo, porém com dor de cotovelo é bem mais sentida). Experimenta escutar "Sábado" de José Augusto, com dor de cotovelo, aliás, não faça isso. Letra:

"Todo sábado é assim,
eu me lembro de nós dois,
é o dia mais difícil sem você.
Outra vez os amigos chamam pra algum lugar,
outra vez eu não sei direito o que eu vou falar.
Quero explodir por dentro,
inventar uma paixão,
qualquer coisa que me arranque a solidão.
Um motivo pra não ficar outra noite assim,
sem saber se você vai voltar pra mim.
Eu já tentei,
fiz de tudo pra te esquecer,
eu até encontrei prazer,
mas ninguém faz como você.
Quanta ilusão, ir pra cama sem emoção,
se o vazio que vem depois,
só me faz lembrar de nós dois."

http://www.youtube.com/watch?v=-4oMJw-Kvwo&list=PL1E0A324B16BB1580

Bom mesmo é estar apaixonado e  ser correspondido, e, amigo, desejo o melhor para você! Seja feliz, transmita a felicidade. Respondendo a pergunta do título, não tem uma receita que diz o que fazer quando se está apaixonado, apenas siga seu coração, a felicidade está lá e, após encontrá-la, preserve-a.

"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito."

Wednesday, August 07, 2013

Sossega, coração!

Sossega, coração! Não desesperes!
Talvez um dia, para além dos dias,
Encontres o que queres porque o queres.
Então, livre de falsas nostalgias,
Atingirás a perfeição de seres.

Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!
Pobre esperença a de existir somente!
Como quem passa a mão pelo cabelo
E em si mesmo se sente diferente,
Como faz mal ao sonho o concebê-lo!

Sossega, coração, contudo! Dorme!
O sossego não quer razão nem causa.
Quer só a noite plácida e enorme,
A grande, universal, solente pausa
Antes que tudo em tudo se transforme.

Quase...

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.